Como levar cachorro ou gato do Japão para o Brasil de maneira econômica

Economizei 140mil no embarque dos meus gatos no compartimento de carga para animais

Quem tem um filho de quatro patas sabe que deixá-lo no Japão não é uma opção para quem pretende retornar ao Brasil, e esse foi o meu caso!

Quando decidi retornar ao Brasil, comecei buscar informações de como poderia levar meus dois gatinhos juntos comigo, e para minha surpresa, encontrei pouquíssimas informações sobre os procedimentos necessários para o embarque de animais.

Além disso, recentemente falei sobre o assunto em um grupo e várias pessoas me pediram para compartilhar como fiz tudo sozinha, sem precisar pagar pela taxa de serviço de agências de viagens, que costuma ter um custo bem elevado!

Para você ter ideia, uma agência me cobrou 120mil ienes por animal, para fazer a documentação dos pets e pagar o custo do embarque. Vale lembrar que além deste valor vocês ainda terá o custo do veterinário, porque você precisa de atestado de saúde do animal e vacinas para que ele possa realizar o embarque.

Mas nem tudo está perdido! rs… Descobri que é possível você mesmo fazer sozinho toda a documentação e embarque do seu pet, e sabe quanto eu gastei fazendo isso? 

30mil ienes por animal + Custo veterinário (vacinas e consultas) 

Quando descobri que poderia pagar só isso para levar meus pets não pensei duas vezes, já corri para preparar tudo isso. Dá trabalho? Dá, mas vale a pena pelo custo, afinal eu iria levar 2 pets, então se fosse contratar o serviço de uma agência eu pagaria pelos menos uns 240mil ienes, que era o preço das nossas passagens de adultos! Hahaha.. Ou seja, isso não fazia sentido nenhum pra mim!

Bem, antes de começar o passo a passo, preciso apenas deixar aqui algumas informações importantes para que você possa entender todo o processo, vamos lá:

  • Levei 2 gatos adultos, um macho e uma fêmea, sem raça definida.
  • Defini que o transporte dos gatos seria no compartimento climatizado de cargas para animais, isso porque eu estava viajando com o meu filho de apenas 1 ano e meio e um dos meus gatos é o típico gato miador, então ele com certeza iria miar a viagem inteira, não seria a melhor opção para nós.
  • O embarque foi do aeroporto de Nagoya-Aichi, com escala em Narita-Tokyo, Frankfurt-Alemanhã, até chegar em São Paulo-Brasil.
  • A viagem foi numa quarta-feira, às 7h da manhã.
  • A passagem foi adquirida pela agência Alfainter

O que você precisa saber antes de levar o seu pet

Não são todas as companhias aéreas que fazem o embarque de animais, então é preciso fazer uma consulta direto com a companhia que você deseja fazer a viagem, mas normalmente as únicas que prestam este serviço é a Lufthansa ou Qtar.

Publicidade

No meu caso, escolhi a Alfainter como agência de viagem e o embarque seria do aeroporto de Nagoya até São Paulo, então fui informada pela agência que a única companhia com este serviço naquele momento era a Lufthansa, então tinha que ser ela mesmo!

Lufthansa, até o momento deste post, tem um limite de 3 pets por voo, sendo somente 2 pets por pessoa para o animal ir no compartimento de carga para animais e 1 pet por pessoa para o animal ir dentro da cabine, então defina a data da sua viagem com antecedência para conseguir a vaga.

Na viagem foi eu, meu marido e meu filho que tinha apenas 1 ano e meio, e como um dos meus gatos é um típico gato miador, seria impossível dar conta de tudo levando eles na cabine, então escolhermos embarcá-los no compartimento de carga para animais. Este compartimento é específico para animais, e fui informada que é climatizado em uma temperatura média de 22 graus.

Sendo assim, antes mesmo de definir uma data, você precisa levar em consideração o comportamento do seu gato, porque por mais que ele vá na cabine, não é permitido retirá-lo da bolsa de transporte, então se você tem um gato que vai miar muito ou um cão que vai ficar latindo muito dentro da bolsa, talvez embarcá-lo no compartimento de carga para animais seja a melhor opção.

Além disso, a Lufthansa também tem restrições para algumas raças, tamanhos e peso, confira abaixo:

Lista de raças que não podem ser levadas:

  • Raças de Cães não permitidas pela Lufthansa:
    Affenpinscher, Buldogue (todas as raças exceto Buldogue Americano), Mops (todas as raças), American Pit Bull Terrier, American Staffordshire Terrier, Boston Terrier, Boxer, Brussels Grifffin, Bull Mastiff, Bullterrier, Chow Chow, Toy Spaniel Inglês, Chin Japonês, Spaniel Japonês, Lhaso Apso, Pequinês, Pit Bull, Shar Peo, Shih Tzu, Staffordshire Bullterrier.
  • Raças de Gatos não permitidas pela Lufthansa:
    Britânico de pelo curto, Pelo curto exótico, Gato dos Himalaias, Gato-persa, Scottish Fold.

*A lista pode sofrer alterações, então consulte junto a companhia!

Outras restrições… 

Seu animal não deve:

  • Ter mais de 45kg
  • A caixa de transporte não deve ser maior que 105 cm x 75 cm x 79 cm 
  • Estar com alguma doença ou em período gestacional

Taxa de Embarque

Na Lufthansa, o valor varia de acordo com o tamanho da caixa de transporte do seu animal:

No compartimento de carga para animais LUFTHANSA:

Tamanho máximo:
79 cm (altura) x 75 cm (largura) x 105 cm (comprimento)

Peso máximo:
45 quilos

Tipo de caixa de transporte:
Hard Case (caixa transporte) sem presilhas autorizado pelo IATA

Taxa de embarque:
Até 60 cm x 45 cm x 40 cm aproximadamente $375 dólares americanos
Até 105 cm x 75 cm x 79 cm aproximadamente $575 dólares americanos

Observação: Você pode levar um pouco da ração dentro de um plástico tipo zip ou um pacote menor. A cia aérea irá fixar na caixa de transporte para que seja oferecido ao animal na conexão em Frankfurt.

No cabine LUFTHANSA:

Tamanho máximo:
23 cm (altura) x 40 cm (largura) x 55 cm (comprimento)

Peso máximo:
8 quilos

Tipo de bolsa de transporte:
Soft Case (bolsa maleável) que possa ser fechada com segurança.

Taxa de embarque:
Aproximadamente $125 dólares americanos

Importante!

A Lufthansa só transporta os animais até São Paulo, então caso precise de voos domésticos, consulte qual empresa faz para a sua região com a agência.

A Latam é uma da companhias que fazem o transporte de animais em voos domésticos, segue abaixo algumas informações:

No compartimento de carga para animais LATAM:

Tamanho máximo:
115 cm (altura) e 300 cm lineares (soma de altura, largura e comprimento)

Publicidade

Tipo de caixa de transporte:
Hard Case (caixa transporte) sem presilhas autorizado pelo IATA

Taxa de embarque:
Peso 0 kg à 23 kg aproximadamente $500 reais
Peso 24 kg à 32 kg aproximadamente $700 reais
Peso 33 kg à 45 kg aproximadamente $900 reais

Na cabine LATAM:

Tamanho máximo:
23 cm (altura) x 33 cm (largura) x 36 cm (comprimento)

Peso máximo:
7 quilos

Tipo de bolsa de transporte:
Soft Case (bolsa maleável) que possa ser fechada com segurança.

Taxa de embarque:
Aproximadamente $200 reais

Informação: A taxa deve ser paga no dia do embarque e de acordo com o câmbio do dia.

Documentação necessária 

Para embarcar gatos ou cachorros, eles precisam da seguinte vacina, medicamento e atestado de saúde:

Do veterinário

  • Vacina Antirrábica – KYOKENBYO YOBO SESHU SHOMEISHO (狂犬病予防接種証明書)
    Esta vacina deve ter sido aplicada há mais de 21 dias e menos de 1 ano da data de chega no Brasil.
  • Atestado de Medicação contra Parasitas – KISEICHU CHIRYOU TOYAKU SHOMEISHO (寄生虫治療投薬証明書)
    Este medicamento deve ser aplicado 15 dias antes da avaliação no setor de quarentena.
  • Atestado de Saúde do animal KENKO SHOMEISHO (健康証明書)
    Este exame clínico deve ser realizado 10 dias antes do embarque, pois o animal deve estar livre de qualquer sinal de doença. – Observação: As agências dizem que este formulário precisa ser em inglês, porém quando entrei em contato com o setor de quarentena me enviaram este formulário em japonês mesmo, então significa que não precisa ser em inglês!

Do setor de quarentena do aeroporto 

  • Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) do animal
    O certificado é emitido no dia da avaliação no setor de quarentena e autoriza o embarque.

Publicidade

Lembrando que se você precisar fazer escala com troca de aeronave ou companhia, você pagará a taxa de embarque dessa escala, então verifique com a agência ou companhia.

Eu tive que fazer escala em Narita, então embarquei pela companhia ANA de Nagoya até Narita e paguei ¥5.000 por cada gatinho.

Como optei por fazer todo o procedimento sozinha, o pagamento do embarque dos gatos é feito diretamente para a companhia aérea na hora do check-in, ou seja, direto para Lufthansa na hora do check-in.

Observação 1: O valor deve ser pago em IENES, de acordo com o câmbio do dia.

Observação 2: No período em que fiz a viagem, a Lufthansa exigia o pagamento total da passagem de quem vai embarcar com os animais para fazer a reserva, então tenha o valor total da sua passagem ou da família que vai embarcar com os animais. Outra coisa, a Lufthansa não permite alteração de data da viagem depois de comprada as passagens, por isso tenha certeza absoluta da data de embarque. 

– PASSO A PASSO –

Passo 1 – Compre a caixa de transporte do seu animal

Como já disse acima, as vagas para a reserva são limitadas e os valores calculados de acordo com o tamanho da caixa de transporte, então comprar a caixa é a primeira coisa que você precisa fazer.

Para transporte no compartimento de carga para animais:

A caixa de transporte também precisa atender aos requisitos exigidos pela Lufthansa, que são as seguintes:

  • A caixa transporte deve ter no mínimo 10 cm de distância entre a cabeça do animal de estimação em pé e a parte superior da caixa, com espaço suficiente para que ele possa se deitar e girar 360 graus.
  • A caixa de transporte deve ser com laterais parafusadas, então não deve ser daquelas com presilhas de fácil abertura.
  • A caixa de transporte precisa ter ventilação em todos os lados, mas não pode ter aberturas grandes, pois não pode ser possível a passagem de nenhuma parte do corpo do animal. Isso faz com que não cause ferimentos e garanta a proteção contra mordidas ou arranhões do animal.
  • O fundo da caixa de transporte tem de ser à prova de água e estar coberto com um tapete absorvente.
  • A caixa de transporte não pode ter rodas.

Veja como era a minha e que é PERMITIDO:

Veja a que NÃO É PERMITIDA:

Onde comprar caixas com estas especificações?

Já ouvi dizer que algumas pessoas encontraram em Home Center, mas eu não achei na minha região, então busquei na internet e encontrei no Rakuten e na Amazon.

Se você quiser pesquisar em outros sites, pesquise da seguinte forma: ペット航空輸送ボックスIATA

Vou deixar aqui os links do Rakuten:

E da Amazon também:

Uma coisa que as agências esquecem de avisar é que você pode deixar água para o seu pet através daqueles suportes que é acoplado na grade da caixa, que tem um bico dosador daqueles com bolinha na ponta.

Então, assim que você comprar a caixa, vá a um petshop e compre um suporte que dê para acoplar uma garrafinha de água de 500ml.

Dentro da caixa, forre com um tapetinho daqueles de absorver xixi que os cães usam e uma mantinha preferida do seu pet.

DICA: Quando recebi a caixa que comprei no Rakuten, montei no mesmo dia e deixei no quartinho onde meus gatos dormiam, com a portinha aberta.

Fiz isso para que eles entrassem na caixa por conta própria e se acostumassem com ela, se sentissem seguros e confortáveis e não entrassem em desespero no dia da viagem. Outra coisa que fiz foi transportar eles nas idas ao veterinário nesta caixa também.

Mais uma coisa, deixe o suporte de água já acoplado na caixa para que eles aprendam a beber água por ali. Ensine e incentive eles a usaram para não estranharem na viagem.

Ter feito isso deu super certo! 2 dias que deixei a caixa lá, eles já estavam dormindo dentro dela, e nas idas ao veterinário também ficaram super tranquilos. Dessa forma, no dia do embarque nem acharam ruim estar dentro da caixa!

Para transporte na cabine:

A bolsa de transporte também precisa atender aos requisitos exigidos pela Lufthansa, que são as seguintes:

  • O animal tem que ser capaz de estar de pé na sua posição natural, com espaço suficiente para se deitar e girar 360 graus.
  • Não poderá ter aro de arame, pois tem que ser flexível.
  • A bolsa tem que ser à prova de fuga, bem fechada, à prova de água e de mordidas.
  • O interior deve ser coberto com tapete absorvente.
  • Só é permitido levar uma bolsa maleável por passageiro na cabine.

Na Amazon tem bastante opção de bolsa:

PASSO 2 – Marque a data da viagem com antecedência

Para fazer a reserva você precisa já ter as seguintes informações:

  • Raça do animal – se não souber, procure na internet pela raça mais semelhante ao seu porque sem essa informação você não consegue fazer a reserva.
  • Peso do animal dentro da caixa de transporte – é por isso que você precisa comprar a caixa primeiro, para que assim você possa pesar ela com seu animal dentro.
  • Altura, largura e comprimento da caixa de transporte

Quando fiz a reserva, fiz com 3 meses de antecedência para não correr o risco de não ter vaga na data que eu queria viajar, além de ter tempo o suficiente para fazer a documentação deles.

DICA: Marque a viagem para um dia de semana, ou seja, entre segunda a sexta-feira, e que não seja feriado, pois as agências de viagem fecham nestes dias, então caso aconteça algum imprevisto você só conseguirá resolver no dia seguinte.

Além disso, durante a semana, costuma ter um assistente da agência disponível no local para auxiliar, pelo menos foi assim pela Alfainter. Na data que escolhi havia uma assistente brasileira no check-in, que foi bem prestativa por sinal e já sabia como lidar com tudo isso!

Passo 3 – Anote todas as datas que você precisa levar o seu pet ao veterinário

Fazer isso é fundamental para que você não esqueça de nenhuma data e consiga cumprir os prazos exigidos.

Vou te contar como foi comigo…

Decidi que iria embarcar no dia 25 de março, então isso significa que:

  • Até o dia 3 os gatos teriam que ter tomado a Vacina Antirrábica 
  • No dia 20 teria que aplicar o Medicamento Contra Parasitas e feito a Avaliação de Saúde Atestado de Saúde

Passo 4 – Leve o pet para a primeira vacinação de 21 dias antes do embarque.

Nesta primeira ida ao veterinário você vai pedir apenas a vacinação antirrábica.

O veterinário que levei não precisava de agendamento, então fui direto na data que precisava.

Nessa consulta você precisa informar ao veterinário que fará o transporte do seu gato/cachorro para o Brasil. É importante mencionar o país, pois cada país tem exigências diferentes. 

Muitos veterinários não sabem os procedimentos, como foi o caso do meu, então levei todos os formulários já impressos para ele, pois assim ele já saberia o que fazer. Isso facilitou muito a vida dele e a minha! Ele leu tudo e inclusive pediu para tirar cópia para que ele pudesse ter esses formulários na clínica. 

Os formulários são estes abaixo. Clique no link de cada um para baixar.

▼ Formulário Vacina Antirrábica – Baixar

▼ Formulário Medicamento Contra Parasitas – Baixar

▼ Formulário Atestado de Saúde – Baixar

Se você for de Okazaki, Aichi-ken ou proximidades, indico levar nesta clínica, pois o veterinário é carinhoso com os bichinhos e agora já sabe o procedimento:

さいとう動物病院 (Saito Doubutsu Byouin)

Site:  https://www.saito-animalhospital.jp/
Google Maps: https://g.co/kgs/SxQXqW

Passo 5 – Preencha a solicitação de avaliação no setor de quarentena e faça o agendamento

Formulário de Solicitação

Para agendar a avaliação é preciso preencher um formulário de solicitação do próprio setor, que você pode baixar e preencher para enviar no link abaixo

Formulário para cachorro: https://www.maff.go.jp/aqs/animal/dog/pdf/applicationex-dog.pdf

Formulário para Gatos: https://www.maff.go.jp/aqs/animal/dog/pdf/applicationex-cat.pdf


Vou deixar uma amostra de como eu preenchi para você entender melhor:

Observação: O formulário pode ser preenchido em romaji. Existe um guia de como preencher feito pelo setor de quarentena, que por mais que você não saiba japonês pode ser útil na hora de preencher. Confira no link: https://bit.ly/guia-form-animal

Agendamento

O agendamento pode ser feito por telefone, fax ou email. Lembrando que não há tradutores, então precisa ser tudo em japonês. Segue abaixo os telefones de contato para cada aeroporto:

  • Centrair (Nagoya) – Tel.: 0569-38-8577 / Fax: 0569-38-8585
  • Kansai (Osaka) – Tel.: 072-455-1956 / Fax: 072-455-1957
  • Narita Terminal 1 – Tel.: 0476-32-6664 / Fax: 0476-30-3011
  • Narita Terminal 2 – Tel.: 0476-34-2342 / Fax: 0476-34-2338
  • Haneda (Tokyo) – Tel.: 03-5757-9752 / Fax: 03-5757-9758

No caso do aeroporto de Nagoya, quando entrei em contato para pedir informação me disseram que eu poderia fazer tudo por e-mail, então fiz o agendamento por e-mail.

Se você vai por Nagoya, envie o formulário para o e-mail: aqs.nga@maff.go.jp

Sim, não precisa escrever nada no e-mail, basta anexa o formulário preenchido e com uma observação no último campo do formulário com a data que você quer marcar a avaliação, pois eles já sabem que é a solicitação de agendamento.

Quando eu envie o formulário, ele logo me responderam assim:

Nessa mensagem eles queriam apenas saber qual o horário que eu gostaria, então basta responder o horário e eles confirmam o agendamento!

Nota: Por email mesmo eles me pediram a cópia dos procedimentos feitos no veterinário para agilizar o processo, então tirei uma foto e encaminhei por email, mas você precisa levar no dia também!

Passo 6 – Segunda ida ao veterinário 15 dias antes da avaliação no setor de quarentena

Nesta segunda ida ao veterinário você precisa pedir a aplicação do Medicamento Contra Parasitas.

Nesse procedimento o veterinário terá que  preencher o formulário abaixo:

Passo 7 – Segunda ida ao veterinário dentro 10 dias antes da avaliação no setor de quarentena

Nesta segunda ida ao veterinário você precisa pedir que ele examine o estado de saúde do seu animal e preencha o formulário de Atestado de Saúde.

Importante: Como é DENTRO de 10 dias, isso significa que deve ser feito entre 1 a 10 dias antes!

Neste procedimento o veterinário terá que  preencher o formulário abaixo:

Passo 8 – Avaliação do setor de quarentena no aeroporto

A avaliação deve ser feita com no máximo 3 dias antes do embarque.

No dia, você deve levar:

  • Todos os documentos dos procedimentos feitos no animal
    (formulários preenchidos pelo veterinário: vacinação antirrábica, medicamento contra parasitas e atestado de saúde)
  • Passaporte
  • Zairyu card
  • Comprovante de reserva com as informações do voo

É possível fazer a avaliação no mesmo dia do embarque, mas não recomendo, pois fica muito em cima da hora e a análise da documentação demora um pouco. Outra coisa, se o seu embarque for muito cedo, como foi o meu às 7h da manhã, o setor de quarentena ainda nem está aberto! 

A avaliação em si é rápida. Foram duas moças que só olharam os olhos dos gatinhos, apalparam para ver se não tinha nada incomum e pronto. 

Se a sua documentação estiver tudo certa, vão te entregar um documento de autorização de embarque do animal, que você deve apresentar no check-in, então guarde junto com o passaporte para não esquecer no dia! O documento é semelhante a este:

O setor de quarentena fica dentro do aeroporto, mas em uma área separada. Então consulte no balcão de informações caso não saiba onde fica.

Se você for no de Nagoya e nada estiver mudado, confira abaixo o local em amarelo no mapa:

O acesso a este setor é feito pela área de embarque, no Terminal 1. Ao lado do check-in A tem um corredor de passagem para o prédio ao lado. Antes de chegar ao final do corredor, existe um segurança que vai te pedir seu documento e que você preencha seus dados em um caderno para ter o acesso liberado.

Assim que o segurança liberar, você vai pegar o elevador até o 3F. Logo na saída do elevador, é possível ver uma porta de vidro, este é o setor de quarentena!

Passo 9 – Dia do embarque

Logo cedo, alimentei meus gatos, coloquei água nas garrafinhas antes de sair de casa e conferi a documentação. 

Bom, tudo certo, partimos para o aeroporto!

Chegando no aeroporto e fomos direto ao check-in. A fila de despacho de malas e animais eram juntas, acredito que seja sempre assim.

Quando chegou a minha vez de ser atendida, vieram verificar a documentação dos animais, etiquetaram as caixas e passaram cordas em volta. Em seguida fui informada que os animais já iria para o avião e me passaram uma guia de pagamento da taxa de embarque de Nagoya até Narita, que era onde faríamos a nossa primeira escala. A taxa foi de ¥10.000 (¥5.000 cada gato) até Narita e foi paga diretamente a companhia ANA.

Feito isso, nos embarcamos também!

Passo 10 – Escala em Narita e segundo embarque dos animais

Sim, em Narita os animais desembarcam no setor de malas, então você precisa ficar esperando como se fosse retirar as malas do seu voo. No caso dos animais, eles não vem junto com as malas, são entregue ao lado das esteiras pelos funcionários do aeroporto.

Pegamos os gatos e fomos aguardar o segundo embarque. 

Enquanto aguardava conversei com eles e fiz carinho, mas já estavam bem assustados. Neste momento aproveitei para repor a água das garrafinhas.

Quando estava próximo ao horário de embarque, fomos ao check-in e fizemos o mesmo procedimento. Conferência da documentação e pagamento da taxa de embarque dos animais para o Brasil. Minha escala foi em Frankfurt, mas nesta escala os animais não descem do avião.

Foi neste momento que paguei a taxa de embarque até o Brasil, que foi de ¥21.240 por cada gato, então um total de ¥43.480 os dois.

Pronto! Agora você só recebe seu pet no Brasil.

Não estou ganhando nada pra isso, mas vou indicar aqui um vídeo da Alfainter que é bem explicativo e que conta de forma ilustrativa todo esse processo, então vou deixar aqui para ajudar no entendimento!

https://youtube.com/watch?v=5t_Aptof24E%3Ffeature%3Doembed

Chegada no Brasil 

Chegando no Brasil, fomos para o setor de malas retirar as malas e nossos gatos.

Eles demoraram um pouco, mas apareceram ao lado de um guichê de assistência para malas, é fácil achar! Eles conferem o documento e você retira o seu animal.

Enfim, essa foi a minha jornada para trazer meus gatos ao Brasil. Espero que possa te ajudar a levar o seu filho de quatro patas também!

Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *